A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, sob a coordenação do Ministério da Economia e da Transição Digital, organiza na quinta-feira, 21 de janeiro, a partir das 08h30, o Fórum Internacional: Educação, Emprego e Formação no setor do Turismo, em formato virtual.

Com o setor do Turismo a enfrentar um momento difícil e incerto, cujos impactos ainda não são totalmente claros, é fundamental reunir os atores governamentais e da União Europeia, assim como representantes de organizações intergovernamentais, não governamentais e da sociedade civil, para trabalhar na premente recuperação e valorização do Turismo. Este fórum constitui-se, assim, como uma oportunidade para reunir contributos e propor soluções para o setor do Turismo em duas componentes fundamentais: os recursos humanos e as suas qualificações.

O programa é composto por dois painéis: Education & Training in Tourism – How? e Future Trends in Tourism. O primeiro incide nos atuais modelos de educação e formação no setor do Turismo, procurando fazer um diagnóstico e um levantamento das necessidades do setor e como promover a sua evolução e adaptação a novas realidades, e o segundo procura debater as principais linhas de evolução no setor, quais as tendências de procura/ consumo e como o setor se deve adaptar para responder às novas exigências.

A sessão conta ainda com uma apresentação da iniciativa Pact for Skills, uma estratégia da Comissão Europeia destinada a estabelecer parcerias público-privadas para o desenvolvimento de competências a nível europeu, promovendo a criação de redes de formadores e novas formas de financiamento.

O Fórum Internacional: Educação, Emprego e Formação no setor do Turismo é um dos três eventos que o Turismo de Portugal está a organizar, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, com o intuito de contribuir para a retoma, valorização e inovação deste setor da economia.

A participação é livre, mas sujeita a inscrição. O evento decorre em inglês.

  • Share