PROGRAMA DAS CELEBRAÇÕES DO DIA DE PORTUGAL, DO CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

10 DE JUNHO DE 2022

ESPANHA E ANDORRA

 

Este ano, findo o período mais preocupante da pandmeia por covid 19, a Embaixada de Portugal e restantes postos consulares em Espanha retomam as tradicionais atividades comemorativas do dia 10 de junho. O programa de celebrações também abrange Andorra, onde o Embaixador em Madrid está acreditado como Embaixador não residente.

 

ESPANHA

Madrid

No dia 7 de junho o Embaixador de Portugal em Madrid participa numa cerimónia de homenagem da Fidelidade a cinco personalidades femininas portuguesas que se distinguiram na luta pela igualdade. Cada uma das homenageadas dará nome a uma sala da empresa: Ana de Castro Osório (autora do primeiro manifesto feminista no nosso país, em 1905); Carolina Beatriz Ângelo (medida e primeira mulher a votar em Portugal, nas eleições constituintes de maio de 1911); Branca Edmée Marques (cientista que trabalhou com Marie Curie, doutorou-se em Paris, em 1935, e foi a primeira mulher a obter uma cátedra de química numa universidade de ciência em Portugal, em 1965); Maria de Lourdes Sá Teixeira (primeira mulher a obter um brevet para pilotar aviões em 1928, com 21 anos); e Natália Correia (escritora, política e ativista pelos direitos humanos e os direitos das mulheres).

No dia 10 de junho, o Embaixador de Portugal oferece a tradicional receção ao corpo diplomático, autoridades, representantes da sociedade civil e comunidade portuguesa (acesso por convite). A receção contará com um show cooking de bacalhau à Brás pelo Chef português Fábio Bernardino e a apresentação de produtos regionais, espaços de alojamento e enoturismo portugueses. Na ocasião também poderão ser disfrutados vinhos portugueses SOGRAPE/Bodegas LAN, café Delta e cerveja Super Bock.

A Embaixada também promove outras atividades destinadas a setores profissionais específicos, com a colaboração das delegações da AICEP e do Turismo de Portugal em Madrid, assim como da Câmara de Comércio Hispano-Portuguesa. De destacar um almoço com o Chef e produtor de vinho português Antonio Queiróz Pinto com membros da imprensa do setor e um jantar do mesmo Chef com empresários portugueses e espanhóis.

No dia 15 de junho, pelas 19h00 e em colaboração com o Festival de Órgão da Igreja de Santo António, a Embaixada de Portugal promove um concerto do organista português João Vaz, dedicado exclusivamente a compositores portugueses dos séculos XVI a XX. João Vaz é professor de órgão na Escola Superior de Música de Lisboa, diretor artístico do Festival de Órgão da Madeira e das séries de concertos na Basílica de Mafra e no órgão histórico da Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa, onde é organista titular desde 1997.

Finalmente, a Embaixada participará no jantar de comemoração do 10 de junho organizado pelo Fórum dos Portugueses em Madrid, que este ano se realiza no dia 15 e conta com uma prova de vinhos, organizada em colaboração com a delegação da AICEP em Madrid.

Barcelona

O programa de comemorações do Consulado Geral de Portugal em Barcelona decorre no dia 10 de junho, no Auditório da Biblioteca Jaume Fuster (Plaza Lesseps, Barcelona). Inicia-se com uma Conferência do Professor João Alves Dias alusiva aos 450 anos da 1ª edição da obra "Os Lusíadas", que se comemoram este ano. De seguida tem lugar um concerto dos Still Life, um duo luso-italiano residente na capital catalã.  

Sevilha (e Badajoz)

No dia 10 de junho realiza-se o concerto “Esperar, Sentir” de Maria Bayley, que integra o 39.ª edição do Festival Ibérico de Música de Badajoz. O programa, que conta com o apoio do Consulado de Portugal em Sevilha, em colaboração com a Junta da Extremadura, versa temas de música portuguesa renascentista e tem lugar na Igreja de Santa Catarina, em Badajoz, às 20h30.

No dia 14 de junho, o Consulado Geral de Portugal em Sevilha organiza um concerto da fadista Cuca Roseta e do guitarrista de flamenco Daniel Casares. O concerto é seguido da tradicional receção ao Corpo Consular, autoridades, representantes da sociedade civil e comunidade, oferecida pelo Cônsul Geral e que contará com a presença do Embaixador de Portugal em Espanha.

Já no dia 29 de junho, mas ainda no âmbito das celebrações do dia de Portugal, decorre no Teatro Lopez de Ayala, em Badajoz, um concerto do artista português Vitorino intitulado “Todos os Nomes”.

Vigo

No dia 9 de junho, às 18h00, o Centro Cultural Português (CCP) em Vigo inaugura a exposição de fotografia Portugal numa Imagem. Portugal numa Palavra. Serão apresentadas as 10 fotografias vencedoras da 1º edição do concurso de fotografia realizado em 2021, e divulgação com entrega dos prémios aos vencedores da 2ª edição do concurso de fotografia Portugal numa imagem. Portugal numa palavra, sobre o tema "Não há uma língua portuguesa, há línguas em português" (José Saramago) realizado em 2022.

No dia 10 de junho, às 18h, realiza-se apresentação LIVROs. Leitura partilhada e participativa. O projeto LIVROs é uma coleção de peças inéditas escritas por Ana Moreira, António Afonso Parra, Bruno dos Reis, Jorge Palinhos, Jorge Louraço Figueira, Marta Freitas, Rui Pina Coelho e Vanesa Sotelo.  Às 19h30 tem lugar um Concerto de Fado com Vânia Leal, acompanhada pelos guitarristas Márcio Silva (guitarra portuguesa) e José Saraiva (guitarra clássica).

 

ANDORRA

As comemorações em Andorra decorrem nos dias 11 e 12 de junho. No dia 11, às 18h00, realiza-se um desfile e animaçãode rua pela Tuna “Rausstuna” e o Grupo de Bombos da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro. A cerimónia oficial de abertura das celebrações tem lugar às 19h00, no Parque Central de Andorra la Vella, com a presença do Embaixador de Portugal. É seguida de um Espetáculo de variedades, que começa às 21h00 no mesmo local. No dia 12, às 11h00 está prevista a celebração de uma missa campal no Jardim do Parque Central de Andorra la Vella, rezada pelo Padre Humberto e cantada pelo Grupo Coral da Nossa Senhora de Fátima e a Tuna “Rausstuna”. Às 16h00 serão abertas oficialmente, pelo Senhor Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, as festas populares no Parque Central de Andorra la Vella.

   

Este ano, a Rede de Ensino do Português (EPE) em Espanha e Andorra realiza cerca de 50 atividades comemorativas do 10 de junho. As iniciativas decorrem nas escolas pertencentes ao EPE, espalhadas um pouco por todo o território, e envolvem os alunos.

  • Partilhe