Viagens para Portugal (em trânsito através de Espanha)

Alerta-se os cidadãos nacionais, ou estrangeiros com residência legal em território nacional, provenientes do Reino Unido, Brasil, África do Sul ou dos países incluídos no anexo I do Despacho n.º 3358/2021 (no qual se inclui França), que entrem por uma fronteira terrestre ou aérea, que devem cumprir, um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde. Consulte toda a informação oficial na ligação: https://dre.pt/application/file/160434975

Para mais informações sobre as restrições atualmente em vigor nas deslocações a Portugal, aceda ao link.

 

Viagens para Espanha

Informa-se os viajantes portugueses para Espanha, por via aérea, que foi renovada a obrigatoriedade de apresentarem um certificado de prova RT-PCR com resultado negativo, em espanhol ou inglês, realizada nas 72 horas prévias ao momento da chegada a território espanhol. A lista de países (nos quais se inclui Portugal) sujeitos a controlos sanitários nos pontos de entrada  em Espanha vigora desde as  00 horas de 29 março até às 24 horas de 11 de abril de 2021 e pode ser consultada neste link.

Para aceder a informação adicional sobre os requisitos para entrar em Espanha, por via aérea, marítima, ou terrestre, consulte a seguinte ligação:

Cumpre informar os portugueses que viajam por via terrestre desde território francês que entra em vigor, a partir de 31 de março, a exigência de apresentação de teste RT-PCR negativo na fronteira terrestre de Espanha com França. Os profissionais de transportes e trabalhadores transfronteiriços estão isentos.

Verifique  a informação completa no Boletim Oficial do Estado Espanhol no link seguinte.

É imprescindível respeitar rigorosamente as restrições de viagem decretadas pela Comunidade Autónoma de estadia e, no caso de viagem para chegar à residência habitual, apresentar comprovativo de morada. Dado que as medidas vão evoluindo, recomenda-se, para conhecê-las em tempo real, consultar regularmente o site do Ministério da Saúde espanhol na seguinte ligação.

 

Viagens no interior de Espanha

De um modo geral, as regiões autonómicas estão sujeitas a cerca sanitária no respetivo perímetro (exceto ilhas Canárias e Baleares). O trânsito no interior do território das comunidades autónomas está autorizado, mas não é possível chegar a uma segunda residência numa Comunidade adjacente. Qualquer reunião de natureza profissional ou social, assim como a frequência de locais de culto, seja em espaço fechado ou aberto, está sujeita a limitações, segundo a comunidade autónoma em questão. Consulte o seguinte link para aceder às restrições à mobilidade em vigor e respetivas exceções, que afetam também os estrangeiros  (com ou sem residência legal em Espanha).

 

Restrições à atividade social e de lazer na região de Madrid, em vigor durante a Semana Santa (26 de março e 9 de abril)

Na Comunidade Autónoma de Madrid, vigora o recolher obrigatório a partir das 23h00 até às 6h00 da manhã. A lotação em centros desportivos, casinos, casas de espetáculos, casamentos, funerais, lugares de culto religioso, espaços de lazer e centros comerciais não pode exceder os 50%. Os bares e restaurantes encerram às 23h00 e não podem admitir novos clientes depois das 22h00. Os teatros, cinemas e museus estão abertos até 75% da lotação máxima, assim como as esplanadas ao ar livre (limite de seis comensais na mesma mesa). A região de Madrid mantém seis zonas básicas de saúde e cinco municípios com limitações à mobilidade.

Consulte aqui a informação oficial do Governo de Madrid:

https://www.comunidad.madrid/covid-19

  • Partilhe