A Embaixada de Portugal em Madrid informa que continuam ativas as erupções vulcânicas na ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias.  Os três municípios afetados pela lava e queda de cinzas são Los Llanos de Aridane, El Paso y Tazacorte. A situação atual é de semáforo vermelho, ou seja, existe uma emergência de nível 2. O vulcão está a emitir cinzas e fumos tóxicos, sendo possível a ocorrência de sismos.

De momento, o espaço aéreo das Ilhas Canárias continua aberto, não havendo restrições aos voos comerciais para o arquipélago.  Apenas existem duas zonas de espaço aéreo de La Palma com restrições à aviação comercial. Os turistas portugueses para as Canárias devem consultar a sua companhia aérea e informar-se sobre o estado do seu voo, antes de viajar, pois a situação poderá sofrer alterações.

Assim, recomenda-se aos cidadãos portugueses que evitem viagens não essenciais para a ilha de La Palma. Caso se encontre na ilha, deve consultar e seguir as instruções e recomendações da proteção civil local, disponíveis na ligação:

https://riesgovolcanico-lapalma.hub.arcgis.com/pages/recomendaciones

Também pode seguir as instruções das autoridades através do Twitter, em @cabLaPalma e @112Canarias, assim como da conta oficial do Governo Canário em https://twitter.com/presican?lang=fr, que colocou à disposição a linha telefónica gratuita 900 222 665 .

Os portugueses que necessitarem de apoio, poderão entrar em contacto com esta Secção consular através do email sconsular.madrid@mne.pt , ou do telefone de emergência consular +34 660 388 072.

  • Partilhe