Faleceu ontem, em Lisboa, de doença oncológica, o Embaixador Leonardo Mathias.

Nascido em 1936, Leonardo Mathias iniciou a sua carreira em 1960, tendo sido colocado na África do Sul, como Cônsul na Cidade do Cabo, em 1963, e serviu, ao longo de mais de quatro décadas, o Estado Português.

Licenciado em Ciências Históricas e Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Embaixador Leonardo Mathias integrou os VII e VIII Governos Constitucionais, nos anos de 1981/1982, como Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, após o desempenho de funções como Embaixador em Bagdad, Iraque (1976), e de Representante Permanente Adjunto de Portugal junto da Organização das Nações Unidas (1979).

Cessadas as funções no Governo, Leonardo Mathias foi Embaixador de Portugal em Washington, Estados Unidos da América (1982), Representante Permanente de Portugal junto das Comunidades Europeias em Bruxelas, Bélgica (1986), Embaixador de Portugal em Brasília, Brasil (1989), em Madrid, Espanha (1994), e em Paris, França (2000).

Em 2004, três anos após se ter reformado da carreira diplomática, desempenhou funções como Secretário-geral da União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa (UCCLA). Exerceu, ainda, os cargos de Administrador da Cruz Vermelha Portuguesa e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Ao longo da sua vida recebeu um grande número de distinções honoríficas, salientando-se, entre as nacionais, as Grãs-Cruzes da Ordem Militar de Cristo, da Ordem do Infante D. Henrique, da Ordem do Mérito e, de entre as estrangeiras, as Grã-Cruzes da Real Ordem de Isabel a Católica de Espanha, da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul do Brasil, da Ordem de São Silvestre da Santa Sé. Foi, ainda, distinguido com a Comenda da Legião de Honra de França, entre outras distinções de países como a Bélgica, Grécia, Itália ou Tailândia.

Leonardo Mathias é recordado em Madrid por muitos amigos portugueses e espanhóis como um digno representante diplomático de Portugal e cuja ação muito contribuiu para a promoção dos interesses nacionais e para o aprofundamento das relações bilaterais luso-espanholas.

Como Embaixador de Portugal em Madrid deixo aqui uma nota pública de homenagem ao Embaixador Leonardo Mathias e apresento, em meu nome, e em nome da Embaixada, as sinceras condolências à sua família.

João Mira Gomes

 

Madrid, 23 de Abril de 2020

  • Partilhe