Caras e Caros compatriotas

Iniciou-se hoje o período de votação antecipada da eleição para Presidente da República que se estenderá até 14 de Janeiro. Posteriormente, nos dias 23 e 24 deste mês, decorrerá a votação normal.

Apelo a todos os portugueses residentes em Espanha e em Andorra que cumpram o dever cívico de votarem. A pandemia que nos assola não suspende a democracia, nem a suspende as consequências da tempestade Filomena. Por essa razão, todos os postos consulares estão abertos e operacionais para que os eleitores, quer os residentes, quer os que se encontram temporariamente no território daqueles países, possam votar, desde que cumpram os requisitos previstos na Lei Eleitoral que podem ser consultados no seguinte link do Portal das Comunidades: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/noticias-gerais/eleicao-para-o-presidente-da-republica .    

Aproveito, ainda, para reiterar que não existe qualquer impedimento para a deslocação de cidadãos nacionais às assembleias de voto. No entanto, os postos consulares poderão emitir declarações justificando a excecionalidade da situação pelo que abaixo recordo os contactos úteis.

Contactos da Embaixada e de todos os Postos Consulares em Espanha, com jurisdição também sobre Andorra: Assistência Consular em Madrid – +34 660 388 072 / sconsular.madrid@mne.pt; Assistência Consular em Barcelona – +34 609301101 / consulado.barcelona@mne.pt; Assistência Consular em Sevilha – +34 689 833 536 / sevilha@mne.pt; Assistência Consular em Vigo – +34 604 003 037 / vigo@mne.pt; Assistência Consular em Andorra – +376 333 861 / andorra@mne.pt).

Para saber onde se encontra recenseado para votar, aceda ao Portal do Recenseamento  em: http://www.recenseamento.mai.gov.pt

Por fim apelo a todos que exerçam o seu direito de voto em segurança, cumprindo as recomendações das autoridades de saúde e das autoridades de proteção civil.

Desejo a todos vós um bom voto!

João Mira Gomes

Embaixador de Portugal

  • Partilhe