Caras e Caros Compatriotas,

Aproximando-se mais uma época festiva, gostaria de dirigir uma mensagem muito especial a todos os portugueses em Andorra. Uma mensagem de apreço, respeito, estima, agradecimento e esperança.

De apreço, pela resiliência demonstrada ao longo do último ano, um dos mais difíceis de que haverá memória a nível global. Um ano desafiante que pôs essa Comunidade à prova e deixou profundas marcas. Transmito, assim, um pensamento especial para os que perderam familiares e entes queridos.

De respeito, pelo enorme contributo que mulheres, homens e jovens portugueses continuam a dar para o tecido económico e o bem-estar social do país onde residem. Um contributo muito valorizado pelas autoridades e sociedade andorranas, como tive oportunidade de constatar pessoalmente.  

De estima, pela dignidade com que os portugueses no Principado representam o nosso país, a nossa cultura e as nossas tradições; pelo seu empenho na preservação e difusão da nossa língua, incutindo nos seus filhos o gosto pela língua de Camões e o orgulho em ser-se português.    

De agradecimento, pela forma calorosa com que tenho sido recebido nas minhas deslocações a Andorra e pela disponibilidade da Comunidade para colaborar com as iniciativas promovidas através do Consulado Geral em Barcelona, do Consulado Honorário em Andorra e da Rede de Ensino de Português no Estrangeiro.  Agradecimento este que se estende ao Cônsul Honorário, aos funcionários do Consulado Honorário em Andorra e ao Conselheiro das Comunidades, pelo inestimável apoio à comunidade.   

De esperança, porque o fim de um ano e início de outro é também um tempo de renovação e novas resoluções. Tenho fé que em 2021 sejamos capazes de encerrar o duro ciclo que a pandemia do Covid-19 nos impôs e retomar os nossos sonhos e projetos, concretizando plenamente o vasto potencial, individual e coletivo, da comunidade portuguesa em Andorra. Confio também que no próximo ano possamos voltar a conviver de forma mais próxima e desenvolver várias atividades em conjunto. Acrescento a esperança que a cimeira Ibero-Americana se possa realizar presencialmente, em Andorra, em abril do próximo ano, período que será particularmente importante para o nosso país na medida em que coincidirá com a Presidência Portuguesa do Conselho de Ministros da União Europeia, que abrangerá o primeiro semestre de 2021.

Desejo a todos um Feliz Natal, em segurança, com saúde e na companhia dos entes mais queridos, e um Bom Ano de 2021.

Até breve.

 

João Mira-Gomes

Embaixador de Portugal

  • Partilhe