Hoje celebra-se o Dia Internacional da Mulher. É uma ocasião para festejar os avanços registados na condição das mulheres em todo o mundo, mas também para reconhecer que muito continua por fazer para assegurar a sua plena igualdade em termos políticos, económicos e sociais.  Portugal mantém o seu compromisso com este objetivo, a nível nacional e também no âmbito das organizações internacionais às quais pertence.

É impossível assinalar o Dia Internacional da Mulher, em 2022, sem que expressemos toda a nossa solidariedade para com as mulheres, as raparigas e as meninas ucranianas, que são vítimas de uma agressão brutal e se deparam com uma situação que não julgávamos mais possível na Europa do século XXI. Portugal, juntamente com outros parceiros europeus, já está acolher refugiados ucranianos e continuará a manter as suas portas abertas a todos ucranianos que buscam proteção, cuidado e atenção.

Se estiver interessado na atividades que se desenvolvem hoje, em Portugal, para assinalar o Dia Internacional das Mulheres consulte esta ligação: https://www.cig.gov.pt/.

Para acompanhar a sessão de celebração das Nações Unidas, que contam com a participação do Secretário Geral António Guterres, poderá usar esta ligação:

https://www.unwomen.org/en/news-and-events/events/2022/02/internationalwomens-day-2022   

João Mira Gomes

  • Partilhe