INQUÉRITO EM ESPANHA SOBRE O 25 DE ABRIL - 8 E 9 DE OUTUBRO DE 1974
A revolução de 25 de Abril de 1974, marca o início da vida democrática em Portugal. Este acontecimento histórico devolveu a liberdade ao povo português após uma ditadura que durou quase meio século.
As autoridades do regime franquista viram com preocupação este movimento civil e militar no país vizinho que, sem violência, tinha derrubado uma velha ditadura.
Alguns meses após a Revolução portuguesa, a ditadura de Franco queria saber o que os espanhóis sentiam sobre os acontecimentos em Portugal.
Para tal, organizou para o Instituto de la Opinión Pública (predecessor do CIS – Centro de Investigaciones Sociológicas) um inquérito entre a população das duas principais cidades espanholas, Madrid e Barcelona, no início de outubro de 1974.
O relatório com as conclusões do estudo de opinião nunca viu a luz do dia, uma vez que foi classificado como de "Uso Reservado".
Os dados revelam que quase metade da população adulta tinha alguma informação sobre o que estava a acontecer em Portugal, e destes, a maioria era solidária com a Revolução dos Cravos, sobretudo os mais jovens e as pessoas com graus mais elevados de educação.
Por ocasião do 60º Aniversário do CIS, que se celebra este ano, e dos 50 anos do 25 de abril, que se assinalam em 2024, esta Instituição divulgará as conclusões deste inquérito e publica-o, conjuntamente com a Embaixada de Portugal em Espanha, dada a natureza histórica do documento, antecipando a Programação Cultural Conjunta, entre Portugal e Espanha, que será dedicada aos 50 anos da democracia, com o objetivo de realçar o contributo dos agentes culturais nos processos de transição democrática dos dois países ibéricos em 1974 e 1975.
O inquérito está disponível em:
https://www.cis.es/cis/opencms/ES/NoticiasNovedades/InfoCIS/2023/Revolucion_de_los_Claveles_Portugal
Contactos Embaixada culturaportugal.espanha@mne.pt; CIS viena.payo@cis.es