fgfg

 

 

 

 

INFORMAÇÃO DE AGENDA

16 de dezembro, 2021

 

Francisco André visita Madrid

 

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, participa esta tarde, em Madrid, pelas 17h15 (hora local), no XII Seminário Internacional UE-América Latina, coorganizado pela Fundación Euroamérica e o Gabinete do Parlamento Europeu em Espanha, com o apoio da Comissão Europeia e da Casa de América.

Sob o mote Contexto atual e perspetivas de futuro do cenário União Europeia-América Latina”, o Seminário abordará o relacionamento entre as duas regiões, nas vertentes da recuperação socioeconómica, da nova política de cooperação europeia, do papel das mulheres na agenda do desenvolvimento, bem como da digitalização como motor de mudança. O programa do Seminário pode ser consultado em: https://www.euroamerica.org/seminario-internacional-union-europea-america-latina

Francisco André é um dos oradores da primeira sessão do Seminário, intitulada “La nueva política de Cooperación UE-América Latina en el nuevo contexto global. La mujer, clave en la recuperación de América Latina”, que conta igualmente, entre outros, com a intervenção da Vice-Presidente da República da Costa Rica, Epsy Campbell.

Amanhã, dia 17 de dezembro, Francisco André manterá encontros com os seus homólogos espanhóis: a Secretária de Estado de Assuntos Exteriores e Globais, Ángeles Moreno Bau; o Secretário de Estado para Ibero-América e o Caribe e o Espanhol no Mundo, Juan Fernández Trigo; e a Secretária de Estado da Cooperação Internacional, Pilar Cancela Rodríguez.

Na agenda dos encontros incluem-se temas relevantes das relações bilaterais e da agenda europeia, designadamente o reforço da cooperação entre Portugal e Espanha, quer no âmbito da União Europeia quer em países terceiros em África e na América Latina. Serão ainda tratados temas da agenda internacional, como a situação no Afeganistão, em Moçambique ou no Sahel.

Lisboa, 16 de dezembro de 2021

  • Partilhe