Para contactar a Secção Consular em Madrid envie-nos por favor um e-mail a: sconsular.madrid@mne.pt 

 

Gabinete de Emergência Consular:

Telefone de Emergência (atendimento 24 Horas)     + 351 21 792 97 14

Telemóvel de Emergência (atendimento 24 Horas)   + 351 961 706 4 72

Endereço de correio electrónico geral:  gec@mne.pt

 

 

Área consular Madrid

E-mail:sconsular.madrid@mne.pt 

Área consular Consulado-Geral em Barcelona

E-mail:consulado.barcelona@mne.pt 

Site: http://www.consuladoptbarcelona.com/

Área consular Consulado-Geral em Sevilha

E-mail:consulado.sevilha@mne.pt 

Site:https://www.consuladoportugalsevilha.org/

Área consular Vice-Consulado em Vigo

E-mail:vigo@mne.pt 

Facebook Vice-Consulado em Vigo

Informa-se que as marcações da Seção Consular da Embaixada de Portugal em Madrid estão a ser efetuadas através de um novo serviço de atendimento ao público, denominado “Agendamento Consular Online”, que estará acessível a partir do site portaldascomunidades.mne.pt

O atendimento telefónico da Seção Consular da Embaixada de Portugal em Madrid, do Consulado Geral de Portugal em Barcelona e em Sevilha e do Vice-Consulado em Vigo realiza-se através do Centro de Atendimento Consular – Espanha, com os seguintes contactos: 

Telefone : +(34) 917 890 500 

 

 

AGENDAMENTO CONSULAR ONLINE

 

Informa-se que as marcações da Seção Consular da Embaixada de Portugal em Madrid efetuam-se através do  “Agendamento Consular Online”, acessível a partir do siteportaldascomunidades.mne.pt

Assinala-se que o sistema online disponibiliza um prazo de marcação de até de 90 dias, pelo que se aconselha os utentes a observar o referido prazo.

Numa primeira fase de implementação, os atos que poderão ser objeto de agendamento são os abaixo indicados:        

  1. Cartão do Cidadão
  2. Passaporte  ( obrigatório cartão de cidadão válido )

 

Por favor note que este serviço só é possível com recurso a um computador (e não através de telemóvel ou tablete).

Note ainda que para aceder a este serviço é essencial inserir um número do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão.

É conveniente o utente possuir um endereço eletrónico (email) para habilitar o site a confirmar o respetivo pedido de agendamento.

Como agendar um ato

  1. Para efetuar um agendamento de ato consular, aceda ao site portaldascomunidades.mne.pt, clique no campo laranja na parte superior direita da página, “Agendamento Consular Online” e introduza o número de cartão de cidadão ou bilhete de identidade válido e a sua data de nascimento nos respetivos campos.

Seguidamente clique no botão “Pesquisar”;

O sistema irá verificar quais os postos consulares, com este sistema ativo, onde esse número se encontra inscrito, de forma a indicar os postos consulares onde poderá realizar o agendamento de atos.

A aplicação verifica também se o número introduzido tem um prévio registo online.

A - Se existirem prévios registos online, o sistema permite a seleção dos postos referentes às mesmas. Clique no botão “Selecione Posto Pretendido” e depois no botão “Seção Consular da Embaixada de Portugal em MadridOs seus dados irão aparecer. Preencha conforme as instruções abaixo descritas em 1.2 Informação de Agendamento.

B - Caso esteja a usar este serviço pela primeira vez, quando clicar “Pesquisar”, aparecerá um aviso em vermelho, mencionando que necessita efetuar o pré-registo online.

- Clique “Registo online” e preencha todos os campos.

- Clique “Submeter Pré-Inscrição”. Aparecerá uma informação em amarelo, a mencionar “o seu pré-registo foi efetuado com sucesso”. Os seus dados pessoais serão mostrados na secção inferior da página. Continue a seguir as instruções descritas em 1.2 Informação de Agendamento.

- Se o seu cartão de cidadão iniciar com o dígito 0 (zero), retire o 0 e apenas preencha os dígitos válidos. (Ex. 01754823, apenas preencha 1754823).

1.2 – Informação de Agendamento

Clique no botão à esquerda “Categoria do Ato Consular” e selecione o ato pretendido.

À direita, clique no botão “Ato Consular e escolha. (Para agendamentos familiares, veja as instruções abaixo - Como efetuar um agendamento familiar). Clique em “Adicionar Ato Consular”.

Vá até ao final do texto e clique no pequeno botão à esquerda para confirmar a aceitação das condições. Talvez precise rolar para baixo mais um pouco, para ver o botão “Calendarizar”. Clique nesse botão.

A primeira página com o calendário que aparecerá, será a primeira semana que estará disponível para o ato que pretende agendar.

Após alguns segundos, verá alguns botões azuis, que mostrarão as opções de agendamento disponíveis.

Baixe para visualizar o resto das páginas do calendário.

Clique no botão com a data pretendida e aguarde alguns segundos.

Aparecerá uma nova página de texto. No final desta página, verá a data e horário que escolheu. Confirme se esta data e hora é a que pretende. Em caso negativo, clique novamente no botão “Calendarizar”, e proceda conforme acima citado.

Para submeter o seu agendamento, clique em “Submeter Agendamento”.

Irá aparecer a mensagem “ReCAPCHA”. No local vazio no final da secção amarela, digite a combinação de carateres que aparecerem na mensagem recapchaPara confirmar o seu agendamento clique no botão “Confirmar AgendamentoSe os carateres da secção acima do recapcha não forem os corretos, ou se a escolha dos carateres digitalizados não forem aceites, será pedida uma nova combinação. Clique no símbolo mostrado com duas setas, volte a digitalizar a nova combinação e clique novamente “Confirmar Agendamento”. (Para mais de um documento, ou para agendamento familiar, verifique as instruções abaixo Como efetuar um agendamento familiar.

Uma nova página impressa será aberta com um pequena mensagem em pdf no meio. Abaixo, poderá visualizar a mensagem: O seu agendamento foi efetuado com sucesso, e a segunda parte da mensagem em regra menciona que um email foi enviado para o seu endereço de email, com a confirmação do seu agendamento. Porém, por vezes, o computador poderá não enviar o email e esta informação irá mencionar que necessita clicar no pdf e imprimi-lo para efeitos de comprovação junto do Consulado. (Certifique-se que imprime apenas a primeira página).

Como cancelar um agendamento

Para cancelar o agendamento de um ato consular, na página inicial deve ser escolhida a opção “Cancelar Agendamento”, seguida de “Cancelar Ato Consular” e introduza o código de cancelamento e clique em “Submeter Código de Cancelamento”.

Receberá novo e-mail a confirmar o sucesso do seu cancelamento.

Como efetuar um agendamento familiar

Caso necessite mais do que um documento (ou ato consular do mesmo género), seja para si ou para mais pessoas, poderá efetuar um agendamento familiar.

Neste caso, efetue o agendamento apenas em nome de um dos utentes/requerentes.

Quando clicar “Ato Consular”, a linha abaixo ficará ativa.

Clique na caixa com a pergunta “Pretende um agendamento familiar?” e escolha “Sim”.

Na mesma linha à direita, clique “Selecionar” e escolha o número de documentos pretendidos.

Volte para descrito no ponto 1.2 e continue.

Por fim, informa-se os utentes que pedidos comprovadamente urgentes deverão ser endereçados a sconsular.madrid@mne.pt, sendo acomodados na medida das possibilidades da Seção Consular.

  • Partilhe